quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

ENSAIO RADIOGRÁFICO






O ensaio radiográfico utiliza raios-X e raios-δ (gama) para mostrar a presença e certas características de descontinuidades internas ao material.
O ensaio baseia-se nos seguintes fatores: a radiação emitida tem a propriedade de penetrar nos corpos sólidos; a radiação interage com a matéria sendo mais absorvida por corpos mais densos do que menos densos; a radiação tem a propriedade de ser captada sobre filme fotográfico, tela fluorescente e etc.
A capacidade de penetração em sólidos depende de vários fatores, tais como comprimento de onda da radiação, tipo e espessura do material. Quanto menor for o comprimento de onda, maior é a capacidade de penetração da radiação.
Parte da radiação atravessa o material e parte é absorvida. Onde existe um vazio ou descontinuidade há menos material para absorver a radiação. Assim, a quantidade de radiação que atravessa o material não é a mesma em todas as regiões.



A radiação, após atravessar o material, irá impressionar um filme, formando uma imagem do material. Este filme é chamado radiografia.

FONTES DE RADIAÇÃO

Raios-X

São produzidos eletricamente e são formados pela interação de elétrons de alta velocidade com a matéria. Quando elétrons de suficiente energia interagem com elétrons de um átomo, são gerados raios-X. Cada elemento quando atingido por elétrons em alta velocidade, emite o seu raio-X característico.
Raios-X contínuos são chamados dessa forma porque o seu espectro de energia é contínuo. As condições necessárias para a geração de raios-X são:

a) Fonte de elétrons;
b) Alvo para ser atingido pelos elétrons (foco);
c) Acelerador de elétrons na direção desejada.


Os geradores de radiação X são aparelhos com dispositivos elétricos e eletrônicos fabricados pelo homem, portanto não constituem uma fonte natural de radiação.

Requisitos básicos para produção de Raios-X

a) Fornecimento de elétrons;
b) Movimento dos elétrons (acelerador);
c) Bombardeamento de elétrons em um alvo;

Geralmente o tubo de raios-X é uma ampola de vidro de alta resistência ao calor.
A qualidade da radiografia está relacionada ao tamanho do ponto focal, que quanto menor, produzirá melhores detalhes de imagem.

Exposição do filme

O filme radiográfico será sensibilizado não somente pela luz mas também pela radiação. Este processo consiste em proteger o filme contra raios de luz e permitir que incida sobre ele apenas a radiação durante a exposição.
As áreas escuras observadas num filme radiográfico, indicam que uma maior quantidade de radiação passou por aquela região correspondente na peça ensaiada.

Quando utilizar o ensaio radiográfico

a) Quando a descontinuidade causar uma diferença detectável na sua espessura, na densidade ou na composição do material.
b) Quando o material for consideravelmente homogêneo.
c) Quando a configuração da peça a ser radiografada permitir o acesso aos dois lados. Um lado para posicionar o filme e outro a fonte.
d) Quando a descontinuidade a ser detectada estiver devidamente orientada em relação ao feixe de radiação.


Raios- δ (Gama)

Os raios- δ são ondas eletromagnéticas de baixo comprimento de onda e com as mesmas propriedades dos raios-X.
Dos isótopos radioativos, o Cobalto 60 e o Irídio 192 são os mais utilizados na radiografia industrial.


Comparação entre os Raios-X e Raios- δ

A diferença mais importante entre os raios-X e δ é o fato de se poder regular a tensão anódica. Com os raios- δ, a única solução é mudar a fonte radioativa. Prefere-se o Irídio para as menores espessuras (de 10 a 60mm para aços) e o Cobalto para as espessuras maiores (de 60 a 160mm para aços).
Os raios- δ são emitidos espontaneamente, não necessitando de aparelhagem ou alimentação elétrica. Em locais onde não existe energia elétrica os raios- δ devem ser usados.
Para espessuras muito altas (acima de 90mm) o poder de penetração dos raios-X não é suficiente.
As instalações para o uso de raios- δ são bem mais baratas que as dos raios-X.
Uma grande vantagem dos raios- δ é a sua emissão esférica a partir da fonte, permitindo efetuar radiografias circunferências em uma única exposição (exposição panorâmica)

Absorção da radiação

Todos os materiais absorvem radiação, alguns mais do que outros. Os materiais mais densos e os de maior número atômico absorvem maior quantidade de radiação do que os materiais menos densos e os de menor número atômico.
A espessura também contribui para a absorção, pois quanto maior a espessura maior a quantidade de radiação irá absorver.

Filme

Áreas de alta densidade (expostas a grandes quantidades de radiação) aparecem cinza escuro; áreas de baixa densidade (expostas a menos radiação) aparecem cinza-claro.
A densidade é o grau de enegrecimento do filme. A densidade é medida por meio de densitômetros de fita ou densitômetros eletrônicos. A medição da densidade é feita no negatoscópio, que é o aparelho usado para a interpretação de radiografias.

Indicadores de Qualidade de Imagem (IQI)

O IQI é um dispositivo, cuja imagem na radiografia é usada para determinar o nível de qualidade radiográfica (sensibilidade). Não é usado para julgar o tamanho das descontinuidades ou estabelecer limites de aceitação das mesmas.
Os penetrômetros, que têm a função de medir a sensibilidade radiográfica, devem sempre ser de material idêntico, ou radiograficamente similar, ao material radiográfico.

Telas intensificadoras (écrans)

São utilizadas com o intuito de filtrar determinadas radiações, protegerem o filme contra radiações dispersas e também atuar como intensificadores, isto é, diminuir o tempo necessário para exposição. A tela mais usada é a tela de chumbo.

Processamento do filme

Existem dois tipos de processamento: o automático e o manual, sendo este último o mais utilizado na indústria do petróleo.
O processamento do filme, consiste basicamente em:

a) Revelação;
b) Banho de parada;
c) Lavagem intermediária;
d) Fixação;
e) Lavagem final;
f) Banho umectante;
g) Secagem.



Proteção

Para se evitar qualquer problema, deve ser rigorosamente seguido o Plano de Radioproteção da empresa executante do serviço e previamente aprovado pela Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, o qual prevê as áreas a serem isoladas e os controles a serem efetuados.

Seqüência do ensaio

a) Verificar o material, diâmetro (no caso de tubos) e espessuras a ser radiografada;
b) Selecionar técnica radiográfica;
c) Selecionar a quantidade e dimensões dos filmes;
d) Montar chassis (envelope, telas e filme);
e) Verificar atividade da fonte, no caso de radiografia com raios- δ ou selecionar corrente e tensão no caso de aparelho de raios-X;
f) Verificar a distância fonte-filme e a densidade requerida;
g) Calcular tempo de exposição;
h) Selecionar IQI;
i) Balizar a área, para proteção;
j) Montar conforme arranjo previsto e bater radiografia;
k) Processamento do filme;
l) Laudo;
m) Relatar os resultados.


Vantagens

- registro permanente dos resultados.
- detecta facilmente defeitos volumétricos.

Limitações e desvantagens

- descontinuidades bidimensionais, tais como, trincas, duplas-laminações e falta de fusão, são detectadas somente se o plano delas estiver alinhado ao feixe de radiação.
- é necessário o acesso a ambas as superfícies de uma peça para radiografá-la.
- dependendo da geometria da peça, não é possível obter radiografias com qualidade aceitável, que permitam uma interpretação confiável.
- a radiografia afeta a saúde dos operadores, inspetores e do público e deve, por isso, ser criteriosamente utilizada.
- é necessário a interrupção de trabalhos próximos para a exposição da fonte.
- o custo do equipamento e material de consumo são relativamente altos.
-é um ensaio relativamente demorado.
- no caso de raios-X, o aparelho não é totalmente portátil, dificultando a execução de radiografias em lugares de difícil acesso.
- a interpretação requer experiência e conhecimento dos processos de soldagem, para identificação correta das descontinuidades.


2 comentários:

  1. Prezado Sr. Ubiraci, meu nome é Augusto Duarte, sou aluno do curso de Tecnologia em Inspeção de Equipamentos e Soldagem e estou fazendo um trabalho relacionado ao Ensaio de Inspeção de Solda por Raio-X, encontrei o seu blog e gostaria de saber se você conhece alguma literatura que fale sobre esse assunto ?. Já encontrei livros em Português com algumas informações, mas que são muito poucas. Lhe agradeço antecipadamente.

    Augusto Duarte
    (71) 9659-3056 Vivo
    (71) 9116-6443 Tim
    http://www.facebook.com/aduarte81

    ResponderExcluir